Metas do Carnaval Sustentável estão sendo alcançadas em Salvador
A Secretaria Cidade Sustentável (Secis) avaliou como positivo o cumprimento das quatro ações sustentáveis feitas por camarotes, trios e blocos durante o Carnaval 2014. De acordo com a secretaria, 27 parceiros estão promovendo a campanha “Eu Promovo o Carnaval Sustentável”, que trabalha com 45 ações de sustentabilidade. A avaliação é feita diariamente por uma equipe que fiscaliza se as metas propostas estão realmente sendo alcançadas pelos aderentes da ideia.
O secretário de Cidade Sustentável, Ivanilson Gomes, destacou que o resultado da campanha está sendo positivo desde o início do Carnaval e que os foliões também estão fazendo a sua parte. “A gente faz o máximo para que todos participem e a população tem ajudado muito entregando as latinhas aos catadores”, ressaltou.
Antes de subir no trio para fazer mais um show no circuito Dodô, o cantor Márcio Victor, parceiro do projeto de sustentabilidade, posou para uma foto com o selo oficial da campanha. “É muito importante esse apoio dos artistas, isso fortalece ainda mais essa ideia”, disse Ivanilson.
Observatório - Além das ações feitas pelos parceiros da campanha, a Secis criou o portal Observatório da Sustentabilidade, que é uma espécie de medidor de todas as ações que estão sendo aplicadas durante a festa. Passado o Carnaval, uma equipe da Secis fará um relatório de todas as ações para ser entregue ao prefeito ACM Neto. O relatório servirá para identificar os pontos críticos e mostrar como poderão ser solucionados os problemas identificados. “A ideia é gerar resultados positivos para a cidade quando o Carnaval passar”, ressaltou o secretário.
Bosque Urbano - Outra novidade para este Carnaval é a criação do Bosque Urbano, um lugar reservado para a plantação de mudas depois da folia. A ideia da criação do bosque é a diminuição de impactos dos gases emitidos durante os sete dias da festa. Segundo Ivanilson Gomes, duas áreas serão escolhidas para o plantio das mudas: uma no centro da cidade e outra na região periférica.